quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O que é uma cantata?

Uma cantata representa, portanto, uma mensagem musical e literária verdadeiramente polifônica. Ela articula o versículo do evangelho ou do Velho Testamento, com a mais "contemporânea" poesia pessoal e termina ancorada no patrimônio comum do coral religioso. Música religiosa e formas profanas; prédica ortodoxa e prece mística. Que outra forma musical emprega, manipula e elabora tradições culturais de maior escopo, tradição e "modernidade"?

Tagliavini também chama atenção para outro aspecto interessante da arte bachiana. Desde o início do século XX (a partir da obra de Albert Schweitzer), a natureza imagística de muitas melodias permitiu várias elaborações sobre o caráter simbólico de sua música e alguns especialistas avançaram mesmo a idéia de um "dicionário" de figuras melódicas e de afetos.

Na verdade, é tomar a parte pelo todo. A cantata bachiana manipula, na verdade, vários níveis simbólicos e alegóricos. A melodia "visual" é apenas um deles, talvez a menos importante. A cantata bachiana é um concentrado semiológico, opera símbolos, alegorias, citação, duplas referências, e que dificilmente é esgotável em apenas um tipo de análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário