domingo, 1 de agosto de 2010

A poetisa Marianne

De Neumeister a Picander completa-se um percurso: do músico que usava os textos produzidos, na verdade, para Teleman ao kantor que tinha seu próprio poeta, capaz de produzir versos em função de suas idéias musicais. No archive.org, aliás, há o texto completo da biografia de Picander, que é a dissertação doutoral de Paul Flossman, de 1899.

O "último libretista" de Bach é, curiosamente, uma poetisa, Marianne von Ziegler. Filha de um família de prestígio e riqueza em Leipzig, mas cujo chefe havia caído em certa disgraça, Zigler (nome de solteira: Romanus) se tornou a chefe do clã, centro de um círculo de poetas e de um salão elegante e poetisa. No mínimo nove cantatas foram musicadas por Bach, mas há indícios de que ela escreveu textos de encomenda. Zigler não era lá essas coisas como poetisa e as histórias da literatura posteriores não registram suas obras, mas a relação com Bach revela a natureza das conexões sociais do compositor em Leipzig. Zigler não era peixe pequeno, em termos sociais.

Por fim, sempre é relevante destacar que Bach buscou textos de uma poetisa para suas composições e ela não foi a única: Elizabeth Creuziger também teve seus poemas musicados por Bach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário