terça-feira, 20 de julho de 2010

Allegro e Andante

Sobre o Allegro:

"A distribuição dos sujeitos por toda a estrutura realça seu balanço. O principal sujeito do movimento aparece nove vezes: uma vez na flauta e no violino em cada seção, exceto a terceira, e uma vez no baixo, no exato centro da forma. O Tema Real aparece seis vezes: duas vezes no baixo, na segunda e última seções, uma vez no violino, no centro exato da forma, e uma vez na flauta, no início da recapitulação. Assim um verdadeiramente magnífico equilíbrio é conseguido. Bach raramente criou uma forma com simetria mais estrita. Ele deve ter planejado o movimento deliberadamente de tal forma para que fosse uma perfeita peça central do grande todo, do qual era parte". (pág 122).
 
Sobre o Andante:


"Esta construção única é tornada ainda mais interessante e convincente por meio de seu tratamento de padrões métricos. Das cinco partículas introduzidas antes da abertura da recapitulação, somente duas mostram regularidade métrica: a primeira e a seção contrastante, que não é objeto de recapitulação. Todas as partes da recapitulação, de outro lado, concordam com a norma métrica estabelecida na abertura do movimento. Dois dos padrões irregulares contidos na arsis da forma são em seguida ajustados e o terceiro equlibrado por uma contraparte métricamente regular; assim uma exposição predominantemente irregular é retomada por uma completamente regular recapitulação" (pág 127).

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