sexta-feira, 23 de julho de 2010

Neumeister

Tagliavini (Studi sui testi delle cantate sacre di J. S. Bach) é um clássico da scolarship bachiana, mesmo tendo sido publicado em 1956. Ele já tinha acesso aos estudos de datação das partituras de Schering e Durr e Tagliavini é um especialista em literatura germânica. Não lê traduções, conhece todas as fontes. Começa documentando a origem musical e literária da cantata bachiana, a partir do madrigal italiano e do moteto alemão. Musicalmente, ambas as formas tinham problemas para a liturgia: o madrigal, poesia em versos de métrica livre, tinha origem secular; o moteto alemão usava apenas os versículos da Bíblia ou os hinos protestantes. A hierarquia religiosa desconfiava do madrigal e o uso da Bíblia ou dos hinos impunha limitações à criação musical. Ela ficava limitada à métrica e à organização estrófica dos hinos.

Era preciso, portanto, um criador, um poeta que fosse capaz de tratar dos temas religiosos com habilidade, dentro das formas mais adaptadas ao uso musical (inclusive com o uso de recursos considerados operísticos, como o recitativo e o da capo). O nome desse artista é Erdmann Neumeister, o pastor de Hamburgo, autor de boa parte dos textos da cantatas de Telleman e que publica suas obras a partir de 1716.

Essa data é um bom lembrete sobre a inadequação da classificação de Bach como um "artista conservador". Quando Bach começa a compor cantatas em Weimar, a "cantata nova" é uma novidade top de linha, assim como a música de Vivaldi. Um dos melhores exemplos dessa produção é a BWV 61, com sua mistura de coros brilhantes, recitativos bíblicos e árias espetaculares.

Bach, musicando poemas de Neumeister, está, na verdade, na linha de frente da mudança na música litúrgica protestante e também na literatura em língua alemã. Os "madrigais" do poeta de Hamburgo talvez representem, na verdade, um novo gênero de arte na Alemanha. Para usar a retórica dos "cadernos de cultura" atuais, Neumeister era um revolucionário, quebrando paradigmas.




(12 de maio de 1671 – 18 de agosto de 1756)

Nenhum comentário:

Postar um comentário