sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vivo!

Como foi dito na nota anterior, não é simples compatibilizar as duas contagens do David, mas esta pode ser a sistematização qualitativa que ele produziu. O Ricercar a 6 é divido em duas partes (segundo os compassos) ou em três grupos (exposição, primeiro grupo, segundo grupo). Segundo a idéia de parte, ela se estrutura em:

a) elaboração da escrita em seis partes;

b) elaboração imitativa da seção média do tema;

c) elaboração imitativa da seção de abertura do tema.

Esse esquema, na primeira parte, que inclui a exposição, tem mais entradas (sete contra cinco) e mais episódios. Na segunda parte, há uma elaboração adicional da seção média do tema, que serve de recapitulação do primeiro contraponto. David nota ainda que o esquema tonal das cadências é cíclico (dó-mi menor e sol), mas não o é nas entradas. O que gera uma assimetria que é corrigida ao longo da peça.

Curiosamente, de um ponto de vista meramente combinatório (seis partes, "duas metades", três grupos e seleção tonal das entradas e cadências) aponta para uma peça com a dimensão entre 99 e 104 compassos. O Ricercar tem 103 compassos.

Finalizando, é possível dizer que o charme do Ricercar a 6, diante dos elementos apresentados pelo David, não está na idéia de simetria, explorada de forma exaustiva nos cânones. Simetria, aqui, no sentido lado, de relações determinadas. O ponto espantoso é a construção dinâmica da simetria. Não se trata apenas de repetir a simetria pré-existente (mera geometria) ou deslocá-la em dois planos, micro e macro (mero fractal). Para o Ricercar, isso é pouco. Ele materializa dinamicamente os mecanismos de complexificação da simetria. A segunda parte não se desdobra ou imita a primeira parte; ela brota dele como se estivesse viva.

Preso por "mecanismos genéticos" ao "passado" (recapitulações, semelhanças de forma, etc), mas avançando no tempo por diferenciação (em lugar da improvisação do Ricercar a 3, elaborações adicionais, entradas fora do esquema tonal inicial, etc.), acho, honestamente, que o Ricercar a 6 está vivo.

http://www.youtube.com/watch?v=JPKb-QLfqAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário