quinta-feira, 22 de julho de 2010

Un sac de centimes

Duas observações:

a) a extensão da exposição (compassos 1 a 28) pode ser considerada longa (quase 30% de toda a peça, que tem 103 compassos) e uma pura derivação do fato de que trabalhamos com seis partes. Acho, contudo, que existe uma íntenção aqui. Música é memória e suspeito que Bach não está apenas, na exposição, marcando em nossa memória o Tema Régio, mas a estrutura com que ele é elaborado;

b) a exposição envolve seis entradas do Tema Régio (que é usado em dois pedaços separados, o salto de sétima e a progressão cromática) e com mais uma na primeira seção, temos 7 das 12 entradas na primeira metade da obra, mas essa "falta" de simetria pode ser explicada para natureza da segunda metade, que é basicamente reelaboração e recapitulação dos materiais da primeira parte (na segunda, o Tema Régio quase nunca é usado em suas tonalidades originais).

Ocorre-me aqui uma notável diferença com relação à Chaconne, cujas seções vão ficando menores e mais dramáticas na recapitulação do tema. O Ricercar oferece uma longa estrtura expositiva e vai "ampliando" sua elaboração, cada vez que se distancia em termos de elaboração e tonalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário