quinta-feira, 1 de julho de 2010

Há sempre mais alguma coisa

"Tenho isso por verdade: não se pode olhar profundamente o bastante a Oferenda Musical. Há sempre mais depois que alguém pensa que sabe tudo. Por exemplo, por volta do fim do Ricercar a 6, aquele que evitou improvisar, Bach sorrateiramente esconde seu nome, dividido entre duas vozes superiores. As coisas seguem em muitos níveis na Oferenda Musical. Há truques com notas e letras; há engenhosas variações com o Tema Real, há cânones originais, há fugas complexas, há beleza e profundidade de emoção e mesmo uma exaltação nos seus múltiplos níveis. A oferenda musical é uma fuga de fugas, uma Hierarquia Intrincada como as de Escher e Gödel, uma construção intelectual que me faz lembrar, de modo que não sei expressar, a bela fuga da mente humana. Por isso em meu livro uni as três correntes: Gödel, Escher e Bach"

Douglas Hofstadter, Gödel, Escher, Bach, pág 719.

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